Você sabe como funciona a logística de distribuição?

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          Um dos objetivos centrais da logística de distribuição é organizar corretamente as mercadorias que irão ser distribuídas, otimizando todo o processo de transporte para que ele seja extremamente lucrativo à organização. No mercado atual não se permite erros, pois qualquer desvio ou atraso na entrega pode trazer prejuízo para a empresa, como a perda do cliente e entre outros. Por conta disso, planejar e estruturar o processo de logística de distribuição, considerando os objetivos da empresa bem como as estratégias de marketing e de vendas, garante o retorno investimento e a satisfação do cliente.

          Dentro da logística de distribuição, temos alguns pontos nos quais é apoiado este processo, como gerenciamento de transportes, auditoria de cargas, controle de frete e monitoramento e análise dos resultados e etc.

          Como o transporte agrega um custo elevado ao produto final, é necessário o gerenciamento e avaliação dos indicadores deste para as tomadas de decisões. A escolha de qual será o melhor modal para se transportar determinado produto e/ou qual será a melhor forma de ser feito o envio – podendo ser terceirizado ou com frota própria – devem ser considerados para cumprir todos os requisitos dos clientes.

          Já na auditoria de cargas permite-se a conferência das mercadorias pela quantidade e tipo com suporte de ferramentas de controle como códigos de barras, buscando falhas no processo de expedição/separação dos pedidos e evitando possíveis devoluções ou perdas desses produtos.

          Pelo controle de frete é possível otimizar os prazos de entrega e os recursos financeiros, prezando o melhor custo-benefício. Esse processo é importante e auxilia as empresas desde a contratação do transporte até a negociação pelo pagamento do serviço, em caso de serviço terceirizado.

          Com a logística de distribuição, por ser a ponta final do processo de entrega de um serviço e/ou produto e estar mais próxima ao cliente, é possível mensurar e analisar por meio os indicadores como tempo de trânsito, devoluções, pontualidade na entrega, avarias e entre outras, as estratégias e metas estabelecida pela organização bem como monitorar os resultados de todos os processos.

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