Quais os cuidados que devemos ter na produção de apostilas?

0

 

               As apostilas são itens importantes no processo de aprendizagem em um centro de ensino. Muitas empresas não possuem uma gráfica própria e acabam optando pela terceirização da produção de suas apostilas. Essa prática tem ajudado as instituições de ensino que usam esse material como suporte de aprendizado a terem mais qualidade no produto final. É muito importante ficar atento nas empresas parceiras que irão cuidar da produção, por exemplo, as gráficas, nem todas dispõem de maquinário especializado ou não tem experiência suficiente para atender as particularidades que esse tipo de material exige. Assim, para que a produção de apostilas saia como o combinado, visando custo, qualidade e tempo, separamos alguns tipos de cuidado para se tomar. Confira!

Como escolher o parceiro?

               A primeira questão que deve ser levantada é que a gráfica atenda às suas necessidades, trazendo qualidade, custo compatível com seu orçamento e entrega no prazo correto. Você deve explicar qual será todo o trabalho, o cuidado desde a concepção do layout até a entrega do produto final.  Algum problema no processo pode comprometer toda entrega do material, gerando um custo extra e um péssimo resultado na apostila. Além disso, muito mais do que somente realizar a impressão, essa empresa precisa ter conhecimento especializado e experiência na área para realizar todo o acompanhamento do processo de produção das apostilas.

O cuidado com um material tão importante

               Todos sabemos que durante o processo de construção de uma apostila de Língua Portuguesa, por exemplo, há a necessidade de um profissional da área, atualizado, com suporte teórico e que seja especialista naquela matéria para que não hajam erros. Sendo assim, com tanto cuidado, na hora de realizar a impressão é preciso que a qualidade seja do mesmo nível que a sua customização. Este é um material que irá ajudar muitas pessoas, por isso, sua produção deve chegar próxima a perfeição. A empresa precisará cuidar desde a conferência de arquivos, amostras físicas e digitais para conferência, avaliação da especificação dos materiais para sugestão de melhorias, auditoria de qualidade, bem como o seu armazenamento e a sua distribuição.

Cuidados com o layout

               É necessário que o profissional que irá confeccionar sua apostila seja um designer gráfico para produzir o layout, pensando nas cores, letras e diagramação do produto todo. O material deve ser muito bem distribuído, organizado e com imagens muito atraentes, além de ter um texto muito bem escrito. Os cuidados com o layout devem evitar o uso de tipos de fontes em excesso, poluir com muitas fotos e exagerar nos efeitos, entre outros. É interessante que o designer escolha uma fonte mais adequada para que a apostila e quais são as cores que farão parte do layout.

Finalização

               Após escolher junto com a gráfica o papel ideal para a apostila que está sendo produzida, é interessante que vocês consigam definir também o material de acabamento e encadernação. Tudo dependerá do seu público-alvo, o quanto poderá gastar, a tiragem, entre outros. O envio da arte deve seguir os padrões que a gráfica oferece, mas normalmente é PDF/X-1A para ser enviado para impressão, sendo confeccionados e Corel Draw, Photoshop, InDesign, Page Maker, Adobe Ilustrator, entre outros.

              Após entender quais são os cuidados que precisam ser tomados, a terceirização da produção de apostilas é muito vantajosa. Aqui na Raízes Soluções, nós conseguimos reduzir de maneira considerável o tempo destinado para administrar essas etapas de produção, orçamento e conferência, disponibilizamos espaço para armazenagem e todo know-how para distribuição em todo Brasil.  Sem contar na assessoria e atendimento individualizado nas necessidades de sua empresa. Entre em contato conosco e se surpreenda!

 

Facebook Comments

Deixe seu Comentário.