O que você precisa saber sobre a logística de transportes?

0

        Quando falamos das funções básicas de logística, não tenha dúvidas de que o transporte está envolvido. Na verdade, esse setor representa uma grande parcela dos custos logísticos de uma empresa, onde o foco principal é entregar ao cliente final o melhor resultado de suas operações.

      A logística de transportes é um processo que busca o melhor modal de transporte para cada empresa em específico, focando sempre no menor custo, na integridade da carga e no cumprimento do prazo de entrega. Atualmente, existem cinco tipos de modais de transportes: o ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo e dutoviário.

       Contudo, para a escolha do tipo de transporte que será utilizado, levam-se em consideração as características da modalidade de transporte, tipo de produto transportado e a velocidade em que ele será entregue ao destinatário. Na verdade, muitas vezes, o valor do próprio produto e o ramo de atuação da empresa influencia diretamente nesta escolha.

      Os modais mais comuns e populares são os aéreos e terrestres. Entre todos eles, deve-se levar em consideração o tamanho, a densidade e o peso do produto bem como os riscos com relação à armazenagem e seu manuseio, à localização, expansão, sazonalidade na movimentação do produto, equilíbrio e desequilíbrio no tráfego e etc. Tudo isso, sem esquecer na importância de reduzir o custo com os transportes e melhorar o serviço oferecido aos clientes.

A importância da logística de transportes na competividade e ganho de fatias de mercado

      Visto que o mercado muda muito rápido, sempre há uma preocupação com manutenção e/ou redução dos custos organizacionais que podem impactar na competividade de mercado em relação aos seus concorrentes, por esse motivo, interessante destacar a importância da logística de transportes nessa relação que garante e faz do prazo de distribuição, o fator de sucesso. Além disso, pela logística de transportes, as empresas conseguem otimizar e aproveitar as oportunidades existentes no mercado nacional e internacional.

      Outro ponto importante e um diferencial competitivo, é a segurança do patrimônio transportado para que o produto chegue até o consumidor da mesma forma que deixou o estoque. Com isso, trabalhar com empresas de transportes homologadas é a garantia da satisfação e de fidelização dos clientes, fortalecendo e ganhando representatividade no mercado atuante.

       Depois de conhecer a importância que a logística de transportes possui na cadeia produtiva, empresas que não apresentam um sistema adequado, poderá ver seus ganhos reduzidos, gerando impactos em outros setores da organização. Por conta de todas essas questões apresentadas acima, destacamos a relevância em contratar uma empresa que cuide e gerencie de todo o seu processo logístico, como a Raízes Soluções, empresa especialista em toda cadeia logística e que proporciona as melhores soluções personalizadas para seu negócio. Para saber mais, entre em contato conosco e continue acompanhando nosso blog.

 посуда купить дешевокак выбрать вок сковороду

Facebook Comments

Deixe seu Comentário.