O que é estoque de materiais?

0

 

          Utilizado no dia-a-dia de muitas empresas, o estoque de materiais representa todos os artigos e mercadorias que estão armazenados para serem utilizados em um momento específico, seja na produção de um produto ou na reposição de algum item de escritório, por exemplo. Dentro de um estoque é possível encontrar matérias-primas, suprimentos, produtos semi ou acabados e entre outros, permanecendo no armazém ou local destinado, tendo como princípio alimentar as demandas internas e externas da empresa, no momento e quantidade exata.

           Todos esses itens são recursos ociosos que possuem valor econômico para corporação e, por esse motivo, o estoque de materiais requer atenção e cuidado, podendo ser fator determinante para a estratégia da empresa, já que ali pode estar concentrada boa parte do capital financeiro dessa.

         Dentro disso, podemos afirmar que o estoque participa do processo produtivo em diversos momentos, tendo características e disposições distintas dependendo do tipo de segmento que a empresa se enquadra. Não se trata somente do espaço físico, seja ele pequeno, médio ou grande, trata-se também das separações entre matérias-primas, produtos não acabados e produtos acabados para venda como acontece em uma indústria, por exemplo. Por isso, independente do tamanho ou segmento de atuação, a estocagem de materiais precisa ser feita de forma correta, controlando todos os itens em estoque, considerando-o responsável pela sobrevivência financeira das corporações.

        Para que possamos perceber os inúmeros benefícios atrelados às práticas de um correto estoque de materiais, o uso de uma ferramenta de controle é necessário, permitindo que haja vantagens duradouras como a redução de custo, a maximização dos resultados e a melhora do posicionamento da empresa. No que se refere à redução de custo, este possibilita uma otimização de ganhos por meio de produção programada e mantendo um estoque adequado, diminuindo os custos com gastos desnecessários ou obsoletos. Já na maximização de resultados permite que os clientes tenham mais acesso aos produtos e/ou serviços de forma imediata, trazendo credibilidade para a empresa já que essa estará agindo de forma organizada e visando a contemplação das necessidades dos clientes, melhorando seu posicionamento na mente desse consumidor e do mercado de atuação.

          E, por último e não menos importante, o fator mais importante é que o estoque de materiais deve ser mantido abastecido para ser possível atender qualquer demanda, seja ela de matéria-prima uma produção ou de um produto acabado para reposição ao consumidor final prontamente.

         Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém.

Leia também: Gestão de estoque: o que eu preciso saber?

 история запросов яндекслогистические компании украины

Facebook Comments

Deixe seu Comentário.